Maio - 31

MDF ou MDP: qual escolher na hora de comprar seus móveis?

Na hora de escolher o móvel para a residência, muitas pessoas escolhem o MDF por acreditar que o MDP é de qualidade inferior. Mas será que isso é verdade? Qual a diferença de um para o outro?

As duas placas são produzidas pelo mesmo material: madeiras pinus e eucaliptos e são obtidas através da prensagem e extração de fibras de madeiras. O que muda é basicamente a densidade das suas partículas. O MDP (Medium Density Fiberboard – Chapa de fibra de média densidade)  é feito de partículas de madeira aglutinadas em duas camadas finas enquanto o MDF (Medium Density Particleboard – Painel de Partículas de Média Densidade) é feito a partir de placas de fibra de madeira coladas uma na outra. 

Os painéis de MDF são extremamente resistentes com a superfície menos porosa, permitindo um bom acabamento para pinturas. Ideais para mobiliário, molduras e revestimentos.

Já o MDP é amplamente utilizado na fabricação de mobiliário, tanto para casas como para comércios. São muito utilizados em portas, gavetas e prateleiras, sendo mais fáceis de montar e desmontar. 

Por isso, o mais indicado é acertar a combinação dos dois materiais. Assim, é possível baratear o móvel sem abrir mão da qualidade e nem da estética.