Fevereiro - 27

Já escolheu a cor do seu quarto? A gente pode ajudar

O quarto é um dos ambientes mais íntimos da casa, é onde recobramos as energias para o dia seguinte. Por isso, mais do que modas e tendências, suas cores devem ser definidas seguindo sua personalidade.

Mesmo assim, é importante não esquecer que as cores se complementam. Dê uma olhada em quais cores ficam boas com outras, e as coordene! Brinque com diferentes tons para conseguir uma boa combinação e não se esqueça de levar em consideração as cores que já existem no cômodo, como o piso e os móveis que você não vai trocar.

Não esqueça que as cores têm poder de aumentar, diminuir ou até mudar o humor do ambiente. Separamos os efeitos causados por algumas das mais utilizadas para você já ir imaginando seu quarto.

Azul é uma cor relaxante, que funciona melhor quando há luz natural. Sem janelas, azuis escuros farão seu quarto parecer tumultuado e claustrofóbico, além de fazer os cômodos parecerem menores. Pôsteres ficam horríveis em paredes de cor azul escuro. Azuis claros ficam bons especialmente com pisos de madeira e podem ser bem agradáveis, passando sensação de paz.

Verde é uma cor que pode ser natural ou artificial, dependendo do tom. Tons escuros ficam ótimos com bastante luz natural e dão sensação de liberdade. Verde claro é bom para iluminar cômodos sem luz natural, tornando seu quarto descolado e original.

Preto é uma cor a ser evitada. Se você quer escuro, tente outras cores como cinza, prata e alguns tons de azul escuro. O preto faz seu cômodo parecer pequeno, apertado e assustador à noite, além de trazer um ar depressivo ao local. 

Amarelo é uma cor que ilumina cômodos, impulsiona seu humor e garante um sorriso no seu rosto. Ele é original, funcionando bem com qualquer luz e com a maioria dos pisos. Dá uma sensação de liberdade, paz e energia. Por outro lado, pode causar dores de cabeça.

Vermelho é a cor mais original, mostra que você tem confiança, orgulho e força. Contudo, é uma cor muito vibrante, ou seja, não é muito recomendada para um cômodo onde você espera paz e relaxamento. É melhor usado em combinação (uma ou duas paredes vermelhas, as outras brancas) ou para os detalhes.

Rosa é uma cor feminina, mas nem todas as meninas gostam. O rosa pode dar a impressão de que você é superficial e materialista, mas ele também pode ser divertido e amigável. Dá ao seu quarto uma aparência calma e relaxada, e pode fazê-lo parecer maior e mais arejado.