Janeiro - 23

Como escolher o colchão mais confortável

Depois de um dia cansativo, nada melhor do que tomar um banho e se jogar na cama. Afinal, é em cima dele que passamos um terço da nossa vida. Mas quais os critérios para escolher um artigo de primeira necessidade, que na teoria deve durar por anos? Apenas olhar as diversas opções à disposição no mercado não garante um sono tranquilo. É preciso conhecer as características de cada um para entender qual deles melhor se adapta ao seu estilo e ao seu corpo.

O colchão adequado deve garantir uma distribuição uniforme do peso e uma sustentação nas diferentes partes do seu corpo. Outro fator importante é se você dorme sozinho ou acompanhado. As preferências e a anatomia do próprio corpo variam. Se o casal não tem o mesmo gosto em termos de conforto e suporte, o ideal é comprar um com maior densidade, porque ele tende a ter maior durabilidade.

Os colchões de espuma possuem diversas densidades. Cada uma delas é indicada para uma determinada faixa de peso. Isso possibilita uma maior adequação do colchão à estrutura corpórea do usuário, aumentando o conforto e a durabilidade. As pessoas que possuem algum tipo de problema de saúde, como hérnia de disco, bico de papagaio e osteoporose, devem seguir a orientação do seu médico antes de comprar seu colchão, para evitar agravar o problema.

No caso de optar por um colchão de molas, a quantidade e o formato delas são fatores determinantes para medir sua qualidade. O colchão de molas possibilita alto conforto, resistência e durabilidade para pessoas que pesam até 150 quilos. Conheça os principais tipos de molas à disposição no mercado:

Bonnel

- É o sistema tradicional de colchões;

- Apresenta, em média, 115 molas por m²;

- Suporta o peso médio de 100 quilos;

- Suporte mais macio.

Superlastic

- Tem desenho exclusivo com alta contagem de molas;

- Apresenta, em média, 198 molas por m²;

- Suporta até 130 quilos;

- Suporte mais firme.

Miracoil

- Alta capacidade de absorção e distribuição de peso;

- É indicado para biotipos pesados;

- Apresenta, em média, 173 molas por m²;

- Suporta até 150 quilos;

- Suporte mais firme.

LFK

- Elasticidade que se adapta à forma do corpo;

- Apresenta cerca de 208 molas por m²;

- Seu suporte médio é de 150 quilos;

- Suporte mais firme;

- Apresenta estabilidade devido ao desenho cilíndrico da mola e ao reforço perimetral encapsulado do molejo.