Maio - 14

4 dicas para ganhar mais espaço em casa

Morar em uma casa com ambientes amplos e espaço de sobra para organizar cada coisa no seu devido lugar. A realidade da maioria esmagadora dos brasileiros é ter uma residência em que cada cantinho precisa ter sua função para não deixar nada jogado ou empilhado no meio da sala. Abaixo, apresentamos a você métodos inteligentes e simples para ajudar você a deixar tudo organizado.

1.  A organização começa no planejamento

Muitas vezes, o impulso na hora de uma promoção específica faz com que compremos peças que pouco ou nada ajudam na organização da casa e ocupam um espaço precioso no ambiente. Por isso, o primeiro passo é pensar antes de comprar cada peça. Peças em formatos criativos também podem parecer incríveis na hora da compra, mas quando são inseridas no ambiente podem causar problemas e ocupar mais espaço do que deveriam.

2.  Pratique o desapego

O desapego é muito importante para os que possuem cômodos diminutos. Doe e se desfaça do que não usa mais e tenha apenas o necessário. Isso fará com que o ambiente fique mais limpo e passe a impressão de ser maior. Por isso, uma maneira de como organizar espaços pequenos é apostar em caixas organizadoras. Nesse caso, unidade de cor também ajuda, por isso, use-os nos mesmos tons.

3.  Escolha bem seus móveis

Procure optar por mobílias versáteis, que cumpram mais de uma função no ambiente, dependendo daquilo que você deseja para cada momento. Os pufes, por exemplo, servem tanto como assento para os convidados quando como mesinha de centro no caso de reuniões rápidas. Além disso, alguns modelos ainda possuem baú interno, o que deixa a peça ainda mais atrativa.

Em salas muito pequenas, trocar um sofá enorme por poltronas confortáveis também pode funciona bem. Nichos aplicados em paredes, que servem como decoração e, ao mesmo tempo, podem guardar objetos do seu dia a dia. Na área de serviço, utilize objetos retráteis e suspensos. Varais de parede sanfonados e tábuas de passar articuladas ajudam a organizar a sua lavanderia sem ocupar muito espaço.

4.  Use a criatividade

Sapateiras podem ser usadas na organização guardam produtos de limpeza na área de serviço, toalheiros podem ficar atrás das portas e cestos organizadores pendurados acomodam pequenos objetos. No caso de banheiros e cozinhas pequenas, use a parte interna da porta dos armários para colocar uma cesta organizadora de encaixar. A porta do seu quarto pode ser um excelente lugar para pendurar cabides.