Agosto - 01

Como escolher móveis para seu apartamento

Apartamentos com medidas cada vez menores estão se tornando rapidamente o padrão mais procurado pelos consumidores e, consequentemente, mais oferecido pelas construtoras e imobiliárias. Com isso, cresceu ainda mais a importância da busca por soluções práticas e criativas que permitam criar espaços confortáveis e, ao mesmo tempo, de personalidade.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes pra você levar em conta na hora de montar seu apartamento:

1.  O primeiro passo ocorre antes de comprar seu primeiro móvel, claro. Pense primeiro nas peças maiores e fundamentais para só então acrescentar as peças complementares e nos acessórios. Dessa forma fica mais fácil definir as prioridades e o que usar nos espaços que sobram.

2.  Meça tudo antes de comprar. Usando marcações no chão e na parede, como jornais ou fitas adesivas, é possível simular minimamente o espaço que cada peça vai tomar no seu novo apartamento. Dessa forma, você compreende mais facilmente não apenas o que realmente cabe, como também consegue prever quanto espaço ainda restará para circulação.

3.  Utilize bem seus espaços aéreos. Ocupando o máximo das partes superiores dos ambientes com armários, prateleiras, ganchos, suportes e nichos, é possível liberar espaço de circulação e trazer uma certa leveza ao ambiente.

4.  Claro, sempre na medida do possível, na hora de delimitar ambientes diferentes, prefira estantes a paredes. Além de dar uma impressão de amplitude aos cômodos, ela ainda serve como espaço de armazenamento.

5.  Móveis multifuncionais são sempre uma excelente escolha. Além de diminuir a quantidade de peças no ambiente, eles trazem leveza e dão sensação de espaço livre. Uma cama baú é um bom exemplo, assim como as estantes com painel de TV giratória permite que o aparelho atenda dois ou mais ambientes.

6.  Invista em móveis sob medida. Eles permitem que você aproveite ao máximo cada cantinho da casa. Para quem tem espaço reduzido no apartamento, essa é uma das mais valiosas regras. De quebra, as possibilidades de cores e estampas que os planejados trazem consigo deixam qualquer ambiente com a cara dos donos.

7.  Cores mais claras dão sempre sensação de amplitude. Em combinação com tons mais vibrantes e/ou texturas de acessórios e peças menores, eles conferem estilo e elegância aos seus ambientes. Se optar por cores mais escuras, capriche na iluminação.