Novembro - 05

Decoração: como e porque ela influencia sua vida

A Movelmar sempre acreditou que a decoração de um ambiente deve refletir a personalidade daqueles que vivem ali. E, cada vez mais, a psicologia e a ciência mostram através de pesquisas que um espaço harmônico é o primeiro passo para um aumento da qualidade de vida e do bem-estar de todos.

A frase “o que os olhos não veem o coração não sente” é um dos ditos populares mais conhecidos do Brasil e, pelo menos quando falamos em decoração, ele pode ter um significado bem verdadeiro.

Há uma área na psicologia, chamada “psicologia ambiental”, que é dedicada a analisar a forma com que as pessoas percebem os ambientes que frequentam e como são influenciadas por eles. De acordo com esse estudo, uma boa decoração é fundamental para estimular o bem-estar dos moradores ou visitantes.

Por que decorar ambientes de trabalho

Um ambiente bem decorado deixa as pessoas mais felizes. Mas mais do que influenciar no humor, a decoração destes espaços é fator determinante para aumentar o rendimento dos colaboradores.

Se as pessoas tiverem a percepção de que algo está errado com aquele espaço, desde a iluminação até a falta de espaço ou itens específicos, inconscientemente eles passarão boa parte dos seus dias incomodados. E essa situação pode gerar estresse e desencadear uma falta de motivação, influenciando negativamente na sua capacidade de produção. 

Os itens decorativos

Seja em casa ou no trabalho, os artefatos de decoração, como quadros, plantas, entre outros, têm o poder de estimular diferentes sentimentos. Dependendo da decoração escolhida, você pode criar um ambiente propício à criatividade e agitação, até deixa-lo mais sóbrio e calmo, estimulando a concentração.

Os papeis de parede são um bom exemplo disso. A mensagem passada por uma estampa mais colorida e abstrata oferece um ambiente típico de uma agência de publicidade, por exemplo. Enquanto isso, uma estampa com cores mais neutras e imagens mais definidas podem fazer muito bem a um escritório de contabilidade.

Pronto, agora é só você colocar nossas dicas em prática e criar o ambiente perfeito para seus objetivos. E lembre-se: a decoração estimula o sentimento de pertencimento. Ou seja, sempre que puder, inclua as pessoas que dividem o mesmo espaço que você nas decisões sobre possíveis mudanças.