Dezembro - 12

Como encontrar o arquiteto certo para seu projeto?

Um arquiteto é o profissional responsável pela concepção de projetos de ambientes que visam a organização espacial para um melhor aproveitamento de espaço. Contudo, essa é uma área muito versátil. É um mercado amplo que integra diversas subáreas nas quais profissionais do ramo podem atuar e se especializar. Listamos as 5 áreas mais procuradas: 

- Arquiteto de edificações: o profissional que projeta e constrói edificações de uma forma geral é o mais conhecido pelo público. Ele é o arquiteto responsável pela gestão de uma construção, o maestro que rege todas as etapas de uma obra para que elas saiam no ritmo certo. Ou seja, no tempo certo de cada etapa da obra.

- Arquiteto urbanista: este profissional é um dos tipos de arquitetos que mais tem relação com o lado integrador da arquitetura. O urbanista é um arquiteto de “grande escala”. Ele abre mão de trabalhar somente uma edificação para se preocupar com o entorno e todo o contexto externo a ela, atuando no estudo e desenvolvimento de parques, condomínios, projetos de bairros e até mesmo cidades.

- Arquiteto Luminotécnico: um bom projeto arquitetônico sempre estará em sintonia com o planejamento luminotécnico. O arquiteto luminotécnico cuida da iluminação natural ou artificial, “desenhando” a luz de forma que ela valorize detalhes dos ambientes e da decoração, integrando espaços e despertando sensações. O lighting design é uma técnica que garante desenhos incríveis utilizando a iluminação do ambiente.

- Especialista em Projeções Digitais: com o avanço e com a utilização da impressora 3D como uma ferramenta de design, a demanda por pessoas que possuem técnicas criativas na fabricação digital tem aumentado cada vez mais. A capacidade de gerenciar e de lidar com estes sistemas de infraestrutura são aspectos mais procurados em todos os profissionais que atuam nessa área.

- Restauro e Revitalização: para amantes do Patrimônio Histórico este é o caminho a seguir. Este profissional é responsável pela conservação e manutenção de edifícios históricos das cidades, visando a preservação e valorização dessas edificações com importância significativa para o Brasil e sua população.

E estas não são nem a terça parte das áreas de especialização em que podem atuar os profissionais. Ou seja: na hora de procurar por um arquiteto para realizar seu projeto, descubra qual sua ramificação e aproveite ao máximo seus conhecimentos.