Março - 09

O mármore e seus revestimentos estão de volta

A moda é cíclica. Um clássico nunca sai de moda. Essas frases tão batidas e tradicionais podem ser aplicadas para as mais variadas áreas. Em 2020, os revestimentos para móveis com pedras naturais ou inspirados no material estão retomando o espaço que já tiveram nas décadas de 1940, 1970 e 1980. Isso graças a forte tendência apresentada no último Salão do Móvel de Milão, na Itália, e na IMM Cologne e Living Kitchen, na Alemanha.

Sofisticação, modernidade e a conexão com a natureza são as principais características que fazem das pedras uma opção cada vez mais atual entre os móveis e interiores. A presença delas na decoração reforça ainda mais uma tendência de combinar materiais e texturas no mobiliário – principalmente mármore e madeira.

A pedra mais utilizada é, sem dúvidas, o mármore. Por consequência, ela também é a que possui mais revestimentos semelhantes. E, dependendo da aplicação, os painéis de madeira são ainda mais vantajosos do que o material original.

O conforto térmico frente aos ambientes é melhor, tendo em vista que as pedras são materiais mais frios. A acessibilidade é outro fator importante. Em função da possibilidade de o produto ser trabalhado com ferragens e maquinários convencionais, os valores para o cliente final são muito menores do que em caso de utilização da pedra.

O uso do mármore e seus derivados, que antes eram restritos a pisos e paredes internas, se espalhou pelas mais diversas aplicações: desde os tampos de mesas até objetos decorativos e luminárias com a base em mármore. São painéis, bancadas, mesas laterais, mesas centrais, entre outros. Tudo isso com um estilo deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático.

Mas mais do que sua utilização isolada, o último iSaloni apontou a mescla com outros materiais como o caminho a ser seguido. Elementos com pedras combinam muito bem com uma paleta mais modernista, que pede tonalidades como azul marinho, amarelo açafrão, vinho e verde petróleo. E a união com padrões madeirados propicia um leque infinito de combinações e texturas.

Ligada nessa tendência, a Movelmar lançou recentemente o padrão Fontana, que imita com perfeição as características da pedra. Você pode conhece-lo de perto na loja Movelmar mais próxima.